terça-feira, julho 18, 2006

736. Lá que gostava, gostava. Muito!

Debate "O Estado da Nação"
O que melhor mostra que o Governo está a governar bem é a existência de tantas greves e de tantas manifestações.
José Sócrates, o noss'primêro

* * *

Se esta frase tivesse sido proferida por um cidadão vulgaríssimo de Lineu, eu diria já que se tratava de um dito com elevada percentagem de cretinice.

Como foi proferida pelo noss'primêro, a tal não me atrevo. Não por medo das consequências, já que o noss'primêro é homem de convicções profundamente democráticas e estrénuo defensor da livre opinião e respectiva expressão... Apenas por recear ser gratuitamente injusto, já que o noss'primêro sabe sempre o que diz e por que o diz, e, assim sendo, jamais se meteria a dizer coisas com tão elevado grau de cretinice, para mais num debate daqueles, em pleno Hemiciclo, perante os pais da Nação.

Mas que eu gostava que tivesse sido proferida pelo tal cidadão comum, vulgarzito de Lineu, que não tem a preparação intelectual e o gabarito do noss'primêro, lá isso gostava. E muito!

Porquê e para quê? Porque estaria, então, sim, à vontade para dizer, urbi et orbi, que uma tal frase só podia ter sido congeminada pelo bestunto de um rematado cretino.

É que, implicitamente, estaria a reconhecer, em causa própria, que governava não a favor e para o bem do povo português, mas abertamente contra ele.

Dito de outro modo:

o tal cidadão comum, sem gabarito de qualquer espécie, e o povo português que faz greves - e também o que as não faz mas com elas concorda, numa percentagem altíssima, como se sabe - seriam adversários, estando, pois, em campos opostos, quiçá de inimigos irredutíveis.

Há cidadãos comuns, vulgarzitos de Lineu, completamente... olhem, nem sei que deles diga, como classificá-los... Alguém quer dar uma ajuda?
...

4 comentários:

Anónimo disse...

é a chamada «frase do mês»...fantástico!

beijinho

H. Sousa disse...

Pois é bom que eles mostrem a sua verdadeira face e o que defendem.

Isabel Filipe disse...

...realmente é de bradar aos céus...
e mais não digo...pois tu já disseste tudo.

Beijos

António Viriato disse...

Este Primeiro é um primor de vacuidade intelectual, mas safa-se razoavelmente na altercação politiqueira da Assembleia. Tal como se terá safado na obtenção da sua espantosa Licenciatura...