segunda-feira, fevereiro 27, 2006

678. Promessas são promessas...



al como ele tudo prometeu a todos - para além do bacalhau a pataco, ele próprio - também eu prometi a mim mesmo que tudo hei-de fazer, por muito difícil que se mostre, para dar-lhe um ar mais simpático e afável, a benefício - seu e nosso.

Contrariamente ao que acontece com ele, eu tento cumprir o que prometo.

Assim, aqui estou em mais uma tentativa. E não vou ficar por aqui. Não descansarei enquanto o noss'primêro não aparecer aqui são como um pero, belo como Adónis, afável como Sileno saciado, esforçado como Madre Teresa de Calcutá, inocente como o filho de Gepeto.

Ao menos no aspecto geral...

Promessas são promessas...
...

domingo, fevereiro 26, 2006

677. Fim da Década das Trevas

.
.

SLB - 1 FCP - 0


Finalmente, os futebolistas do meu clube - e o respectivo treinador - deixaram de entrar em campo todos borradinhos de medo, sempre que jogam com o FCP.
...
Parece que a Década das Trevas está a chegar ao fim.
...
Claro que, para o efeito, muito tem vindo a contribnuir também o processo Apito Dourado, mas isso é outra história.
...

sábado, fevereiro 25, 2006

676. José Luís Arnaut

Numa altura em que a Europa ainda luta por unir as pessoas e dar-lhes um sentimento de pertença, uma nova iniciativa por parte da União Europeia (UE) vem lembrar que o desporto, particularmente o futebol, parece finalmente estar a ser reconhecido pelos políticos como mais do que um simples jogo.

Coesão social
Claro que o desporto como suporte de coesão social não é uma ideia nova - os romanos usaram-no por todo o Império, com as consequências que se conhecem. E ainda que o futebol possa ser visto como forma aglutinadora de paixões ou de divisão, o certo é que permanece como a mais popular modalidade na maior parte dos países da Europa, pois as corridas de carros puxados por cavalos e os gladiadores não mais arrastam multidões.

Apoio político
Por isso, parece um ponto sensível o facto de as autoridades do futebol trabalharem no sentido de encontrar uma forma de fazer com que o jogo nos faça sentir mais europeus. Ao mesmo tempo, o próprio futebol poderá beneficiar do apoio político que muitas vezes tem faltado no passado.

Arnault supervisiona
Em Novembro passado, sob os auspícios da presidência do Reino Unido da UE, o ministro do Desporto britânico, Ricard Caborn, colocou em marcha a Revisão Independente do Futebol Europeu, lançada esta semana durante uma conferência de imprensa, em Londres, onde Caborn se juntou ao Director-Executivo da UEFA, Lars-Christer Olsson, e ao antigo ministro português da Presidência, José Luís Arnaut, que supervisionará o estudo.

....................................................SEGUE em "Mais do que um jogo"

675. A bela Ilha de Moçambique (2)

.
.
..
O
antigo
tribunal

sexta-feira, fevereiro 24, 2006

674. Táqui tálá... Já tá...


...eu cá não acredito, pruentos!

ISTO É
VONTADE
DE DEIXAR
MAL O
PS !

673. Se Deus não nos acode…






Um para o outro ?
Bem, muito bem...



Na Assembleia - da República das Bananas - que temos, foi abordada hoje, entre outras e en passant, a questão do já celebérrimo CSI, ou seja, Complemento Solidário para Idosos.

Falou o noss’primêro que dissertou realmente sobre coisa nenhuma, comme d’habitude, e seraficamente sobre o tal de CSI, verdadeiro crime sem investigação.

Conseguiu, imagine-se! – qual prestidigitador de Quadrazais de Cima… mas só à vinda para baixo, que à ida já ninguém o ouve… – descobrir méritos inescrutáveis em tal esmola dada/não dada aos velhinhos de 80 e mais anos, parcos em recursos económicos, mas fartos em literacia e alta instrução.

Disse coisas espantosas como estas:

1. que a medida é um excelente sinal das preocupações do Governo com os mais desprotegidos;

2. que está a ser um enorme sucesso, tanto mais que já entraram 2.000 (!!!!) processos em todo o país (só por gozo é que o homem se pode ter saído com tal…)
...
3. que, em face de tão desmedido sucesso, irá encurtar o prazo de aplicação da medida, ou seja, previa-se que, para o ano, além dos idosos de 80 e mais anos, passassem a ser contemplados também os idosos de mais de 75 anos e, assim sucessivamente, até ao final da legislatura; ora, o tal sucesso sucedido sucessivamente sem cessar levara o governo e o noss’primêro a decidir que, para o ano, entrarão não só os de 75 anos, como também os de 70.

Não sei se o leitor está a reparar em várias coisas curiosíssimas e que de imediato saltam à vista de qualquer pessoa com dedo e meio de testa:

a) Existirem “já” 2.000 processos entrados, vindos de “todo o país” revela duas coisas, em alternativa: ou não há velhotes de mais de 80 anos ou os que há não estão em condições de concorrer ao excelso “apoio”, por razões várias, entre as quais a famigerada cláusula que põe pais contra filhos e vice-versa (provavelmente nem o ditador mais ditatorial de que há memória se lembraria de tal medida de esperteza... mui esperta) que o noss'primêro e grande educador dos filhos deste país, além de excelso ofensor da dignidade dos velhotes portugueses fez inscrever na lei;

b) 2.000 em todo o país é um número risível e se o noss’primêro tivesse a noção do ridículo nem o daria a conhecer - está visto que não tem mesmo…;
...
c) Aquilo que o noss’primêro diz, para vincar tratar-se de um sucesso, ou seja, o de ir, no próximo ano, estender o benefício aos idosos de 70 anos e não apenas, como estava previsto, aos de 75 anos, só prova que, contrariamente ao que jura - sabe-se que, por via de regra, quanto mais se jura mais se mente -, não está a ser sucesso algum, mas, muito pelo contrário, um estrondoso fracasso, como era de esperar e, em devido tempo, se assinalou neste blog. A menos que o sucesso a que se refere o noss’primêro seja esse mesmo, isto é, tomar uma medida altamente lucrativa sob o ponto de vista demagógico, sem gastar tuste, que é o que ressalta de tudo isto.

Mais haveria para desmontar no discurso de S.Exa. Fiquemos, porém por aqui. Ocasiões não hão-de faltar.

* * *

Acabava o noss’primêro e grande educador dos filhos deste país de botar faladura e de sentar-se, eis senão quando, de supetão, cheio de ímpeto, se levantou o noss’segundo e, quando se esperava que apontasse, ao menos, algum dos pontos acima indicados e mais uns quantos, como lhe cabia que fizesse, eis que, perfilado como convém, se limita a interpelar o noss’primêro quanto ao inconveniente da grande burocracia a que o processo obriga.

Palavras para quê? Trata-se do político português, soi-disant chefe da Oposição, em plena idade do vigor político e da determinação pessoal... Estamos, pois, esclarecidos!

Aqui ao lado, alguém nos segreda que ele é capaz de fazer melhor, bem melhor mas que se ficou por "aquilo", por razões aduzidas na Travessa do Possolo, ali à Estrela, que lhe foram ditadas ontem, pela noitinha, quando a correr foi receber instruções.

Deus nos valha,
porque se Deus não nos acode,
ainda uma mão cheia de nós se… trama!

quinta-feira, fevereiro 23, 2006

672. Ora digam lá...


Ora dignem-se Vossas Excelências dizer se não são da opinião de que o nosso primeiro fica, deste modo, com ar muito menos arrogante e, em consequência, muito mais simpático e à maneira?
...

terça-feira, fevereiro 21, 2006

671. Na nossa Liga...



Sport Lisboa e Benfica

* * *

SLB - 1 LFC - 0

Sim, na nossa Liga, vamos bem... como se constatou uma vez mais.
A jogar contra os pequenotes é que nos atrofiamos.
É isso, não gostamos de bater em putos...
Atitude que, aliás, só nos fica bem...

Ora, repitamos lá...

Sport Lisboa e Benfica - 1 Campeão Europeu em título - 0

Ah! Não se esqueça: Click na imagem, para ampliar
...

670. Quem diria ?!...




Quem diria?!...

Não quero acreditar!... Há nesta notícia um grande lapso.

Ou, então, uma enorme patifaria. É que não pode ser... Não é verdade...

É uma injustiça, propalar-se tal infâmia!...

Então... e dos 150.000, não falam? Não eram 150.000 os que iriam ser criados?
...

domingo, fevereiro 19, 2006

669. Recordando um grande português

Império

O primeiro sinal de quanto os Portugueses adoravam a Criatividade foi o da Trindade Cristã que Cabral fez passar pelo Brasil: a de Maria, Criatividade pura; a do Menino, o melhor para o mundo; a da Pomba, ocupação primeira para o homem. O segundo sinal foi o da criadoura grega da Ilha dos Amores que, no regresso de Calicut, solta os marinheiros das limitações do tempo e do espaço e, o que nunca conseguiram os Chineses, aplaude Confúcio até que se consiga atingir um alvo, depois casa com Lao-Tse, o qual declara que o primeiro dever do homem é ser aquilo que nasce, sem nenhuma obrigação social. O terceiro sinal é o do nosso Vieira com o Quinto Império em que Deus, com a totalidade do poder, substitue a mitológica deusa, símbolo da tristeza que tinha sua gente em se ver cativa, e do tempo e do espaço. Temos agora que avançar para a Criatividade-Império Final, sempre destinada a registar-se no futuro, e a que eu de bom grado chamaria Império do Cria Criando do Fica Ficando.



George Agostinho Baptista da Silva,
filósofo, poeta, ensaísta português do séc. XX, nascido no Porto, em 13 Fevereiro 1906, e falecido em Lisboa, em 3 Abril 1994.

668. A bela pasqualina


A bela
pasqualina

quinta-feira, fevereiro 16, 2006

667. A bela Ilha de Moçambique (1)

saopaulo.jpg Posted by Picasa

O palácio de S. Paulo e o pedestal onde outrora assentava a estátua do Gama

...

quarta-feira, fevereiro 15, 2006

666. Freitas do Amaral fez um grande amigo !

Freitas do Amaral tem, por esse mundo fora, um amigo do coração. Feito há poucos dias, mas com quem pode contar para sempre.

Com esta amizade, tão pressurosa quanto valiosa, Freitas do Amaral ganhou enormissimo respeito a nível mundial.

Nem todos conseguem amizades destas. Freitas do Amaral conseguiu. Fez mesmo tudo o que lhe era possível, para alcançá-la.

Suprema honra para ele, inaudito gozo para o país, esta consideração enorme do primeiro-ministro iraniano, o cúmulo da democracia e do saber viver em sociedade, o paradigma de tudo quanto todos pretenderíamos para nós próprios.

Benza-te Deus, Diogo!

Pelo menos, até que alguém te recolha a estância mais recatada e onde não possas ter destas bênçãos a recompensar-te pelo excelente trabalho que tens vindo a desenvolver!

Parabéns, Freitas, estás no bom caminho.

Que seria do país, que seria de nós sem um tão excelente ministro dos negócios estrangeiros?

Keep going, please!
...

665. Tamos fêtos ao bife !...

cavakocrates.jpg Posted by Picasa Apanhada por aí, na Net - Click na imagem, para ampliar
...

sexta-feira, fevereiro 10, 2006

664. Figura típica de timorense

timor_57.jpg Posted by Picasa Fotógrafo australiano - Click na foto, para ampliar

663. Pois...

A propósito dos cartoons de Mahomed, se ainda não viu, experimente ver este post no blog Freedom for Egyptians...
...

quinta-feira, fevereiro 09, 2006

662.CSI – Crime Sob Investigação

Complemento Solidário para Idosos
ou
CSI
(Crime Scene Investigation? Crime Sob Investigação?)

Dificilmente em qualquer país deste mundo de patifarias, o nosso incluído, alguém terá congeminado e posto em execução acto de maior cinismo. De malvadez disfarçada de solidariedade, o que torna tudo ainda mais execrando.

O chamado Complemento Solidário para Idosos é uma vergonha, um atentado à dignidade daqueles que é suposto ir ajudar a viver em melhores condições, ou seja, os idosos carenciados, de mais de 80 anos. Trata-se de algo que qualquer governante, mais do que envergonhar-se de propor, deveria recusar-se a subscrever.

Inacreditável!

A todos quantos não tomaram ainda conhecimento do processo de habilitação ao recebimento de um complemento mensal de apoio “solidário” do Estado a idosos octogenários e mais velhos (que deverão ser milhões, cá no País, pelo que o Estado vai arruinar-se com esta medida…), aconselho vivamente a informarem-se.

No entanto, para já, aqui deixo alguns “dados” que vale a pena reter, para melhor avaliarmos as mentes que, ao que se diz por aí, nos governam.

Vejamos, então:

1. Quem quiser habilitar-se ao Complemento Solidário para Idosos (CSI) - que, repito, se destina a idosos com 80 anos e mais - receberá em sua casa uma carta apócrifa, de seis parágrafos, escritos em português rameloso, dando-lhe conta da excelente acção que está a ser levada a efeito em seu favor;

2. Com a referida carta apócrifa, receberá também
...
. seis impressos
. num total de 14 páginas
. das quais 3 são de instruções para o preenchimento
. das restantes 10, que, por sua vez,
. contêm cerca de 80 questões a que os velhinhos de 80 e mais anos terão que responder adequadamente, sem o que nada receberão;

3. As “instruções” são do tipo,

. se respondeu SIM a 1.1 salte para 3.4
. respondeu NÃO a 2.4? Então preencha o anexo A
. no caso de ter respondido SIM aos pontos 5.3 e 6.1 entregue o formulário ANEXO B e a respectiva declaração de IRS…

4. De entre as questões/obrigações a que o interessado terá que responder/cumprir constam exigências como a entrega de:

. fotocópia do cartão de identificação da segurança social
. fotocópia do cartão de contribuinte fiscal
. fotocópia do bilhete de identidade


e ainda

. Documento do período de residência considerado obrigatório (6anos)
. Títulos válidos de residência em Portugal
. Boletim de Identificação (mod RV 1013 DGSSFC ou mod. RV 1014-DGSSFC), consoante seja nacional ou estrangeiro
. Requerimento da Pensão Social mod. RP 5002-DGSSFC
. Documento comprovativo da data de início da pensão
.

5. Continuando…

Tem que preencher uma declaração através da qual
...
. "autoriza do Instituto da Segurança Social, I.P., representado por qualquer dos seus funcionários em exercício, a solicitar ao Banco de Portugal que indague, junto de todas e quaisquer instituições de crédito e obtenha a indicação das entidades bancárias onde o requerente tenha conta, e solicitar e obter junto de qualquer entidade bancária, parabancária, etc., toda a informação patrimonial relevante, designadamente saldos e movimentos de todas as contas à ordem, a prazo, de acções, obrigações ou outros valores mobiliários depositados, títulos, certificados de aforro e quaisquer outras aplicações, autorizando também a mesma Segurança Social na pessoa de qualquer dos seus funcionários a solicitar e obter informação relevante de índole fiscal."
...
Lê-se e não se acredita… Tudo isto para a concessão de meia dúzia de € a meia dúzia de octogenários e mais velhos… Lê-se e não se acredita!
...
6. The last but not de least
...
O velhote requerente terá igualmente que prestar informações acerca dos filhos que tem e dos rendimentos de que os mesmos dispõem, bem como dos respectivos agregados familiares.
...
E os próprios filhos têm que assinar uma certificação, na qual, entre outros compromissos, concedem aos serviços competentes da segurança social, o direito de proceder à averiguação dos elementos necessários à comprovação da veracidade das declarações que o progenitor prestou a seu respeito, a respeito dos seus agregados familiares e dos respectivos rendimentos.

Nota: Vá lá, vá lá… Dispensa-se a assinatura do filho, se este residir no estrangeiro.

Pidesco! Não há memória. Nem no tempo da outra senhora!
...
Apenas uma pergunta:
...
Nestas condições, quem é que está "habilitado a habilitar-se" à concessão do complementozito?
...
E não falo apenas da questão dos rendimentos, próprios ou dos filhos. Refiro-me também à circunstância de se saber quem é o velhote ou a velhota de mais de 80 anos que está em condições de responder a tão quilométrica e intrincada inquisição, sem que lhe dê um fanico e se vá desta para melhor. O que, pelos vistos, para os congeminadores de tal aborto, seria uma dádiva divina... Mais facilmente passariam por solidários... a custo zero.
...
Garanto-lhe - juro mesmo a pés juntos - que o preenchimento da declaração anual do IRS é muitíssimo mais simples.
...
Mas… o melhor é ir ver… Vá, que vale a pena!
ADENDA - 2006Fev09 - 22,10h -
...
Esta questão levanta ainda outro problema, que é o de fazer depender a atribuição do complemento aos rendimentos dos descendentes do interessado. Quer isto dizer que - contrariamente ao que a Declaração Universal dos Direitos do Homem pacificamente consagrou - o Governo que ora temos entende que cada pessoa não é uma individualidade per se, com deveres e direitos próprios, independente de terceiros, fazendo jus, portanto, a ser decentemente tratado pelo Estado, que tem o estrito dever de zelar pela sua integridade e dignidade, independentemente das circunstâncias que o envolvem.
...
Cada cidadão tem que ser tratado pelo Estado como pessoa independente, sem ter que estar submetida aos ditames de seja quem for, ainda que os próprios descendentes, pois que é bem sabido que nem sempre se conduzirão da melhor forma.
...
Que seja o Estado - moralista inepto - a pretender moralizar os costumes de forma tão ínvia é que não lembraria ao diabo, menos ainda quando se trata de um governo sustentado por soi-disants socialistas.
...
O tempora!... o mores!...
...

terça-feira, fevereiro 07, 2006

661. Agora, sim, Caravaggio

Isaac.jpg Posted by Picasa Click na imagem, para ampliar

O sacrifício de Isaac
Michelangelo Merisi da Caravaggio
1590-1610, óleo sobre tela
Galeria degli Uffizi, Florença
Por ordem de Deus, no último momento o anjo trava a mão de Abraão,
assim impedindo o sacrifício do filho daquele, Isaac, futuro chefe das tribos de Israel
...

segunda-feira, fevereiro 06, 2006

660. Lisboa. Jardim da Estrela

2005dez17 - Jardim da Estrela 3.jpg Posted by Picasa (c) 2005 Ruvasa - Click na foto, para ampliar

Amena cavaqueira no Jardim da Estrela,
em soalheiro fim de tarde de Inverno.
...

domingo, fevereiro 05, 2006

659. Ceia em Emaús

ceia em emaus.jpg Posted by Picasa Click na imagem, para ampliar
CEIA EM EMAÚS
Diego Velazquez
obra de cerca de 1620, óleo sobre tela, 123,2 x 132,7 cm,
pertencente à colecção do
The Metropolitan Museum of Art, New York
...

sábado, fevereiro 04, 2006

658. José Malhoa

abeiramar.jpg Posted by Picasa Click na imagem, para ampliar
À beira mar
José Malhoa
...

sexta-feira, fevereiro 03, 2006

657. Caravaggio, ou melhor, Da Vinci

ginevra.jpg Posted by Picasa Click na imagem, para ampliar

Ginevra de Benci
Leonardo Da Vinci
...