domingo, julho 25, 2004

6. Arrábida

A serra da Arrábida, a "minha" bela serra, está arder loucamente. Algum tarado ou descuidado provocou a catástrofe.
Todo o arvoredo - e vegetação em geral - consumido pelas chamas constitui perda irreparável. Que dizer, então, de espécimes de flora jurássica, única no Mundo?
Estou desolado. E, mais do que desolado, furioso.
Que Deus te proteja, minha bela Arrábida, já que os homens, criminosos de índoles, graus e motivações diversos, não te poupam.

Eu estou desolado e furioso. Sebastião da Gama chora decerto.
Que Deus te proteja, Arrábida!


2 comentários:

Ruvasa disse...

Não é só Sebastião da Gama a chorar, pois quando vi as imagens da bela serra (por onde outrora dei belos passeios) , com chamas de 10 metros de altura, vieram-me as lágrimas aos olhos. Além da fauna e flora, este País tem perdido das mais belas zonas verdes que tinha. Só é pena que a nossa Justiça seja tão benevolente para com os incendiários. Vamos ter fé em Deus e na competência dos nossos soldados da Paz, e que tal não se repita noutras localidades deste pequeno mas lindo País.
Luísa Castanheira - Lisboa

Ruvasa disse...

Se há coisa que nunca conseguirei entender é o que move esses incendiários.
Estão a hipotecar o futuro de todos nós!
Arrábida, um paraíso a ser destruído. Serra de Monchique que conheci bem há 12 anos quando vivi em Portimão/Alvor, outro local lindíssimo.
A minha Serra de Montejunto também tem sido fustigada anualmente com incêndios assassinos.
Aqui mesmo na Madeira a moda já pegou. O ano passado ardeu parte considerável de floresta laurissilva (património mundial), e este fim-de-semana já houve focos de incêndios.
José Vieira - Funchal