sexta-feira, maio 12, 2006

751. Pois... pois... pois... pois...

Henrique Medina Carreira, entrevistado hoje, 12 Maio 2006, no programa Negócios à parte, da RTP2, disse, a determinada altura, que...

... nas últimas presidenciais tanto podia ter apoiado Mário Soares, o que não fez, como Cavaco Silva, o que fez.

Apoiou o último, porque lhe parece bem mais preparado para perceber a real situação do país.

No entanto, Mário Soares, com os facilitismos que lhe são conhecidos, teria a virtude de ajudar a levar o país mais depressa para o fundo total, que é do que precisamos urgentemente, para - tendo finalmente percebido que há que deixarmo-nos de brincadeiras - iniciarmos, então, sim, a recuperação que temos que fazer.

Com Cavaco Silva, porém, sempre haverá a possibilidade de aguentar a actual situação por mais algum tempo, sem queda tão brusca, mas inevitável. O que será mau, pois que quanto mais demorarmos a entrar na realidade, pior será tudo e mais difícil a recuperação.
...

2 comentários:

António Viriato disse...

Esse sombrio pensamento de Medina Carreira, por vezes, também assalta outra gente. Mas não deveremos travar ou inflectir a rota da nave, quando, no horizonte, se perfila o abismo ?

Ruvasa disse...

Viva, António Viriato!

Sim, claro! Há que travar ou inflectir a rota perante o abismo.

No etanto, do ponto de vista de Medina Carreira, o que acontece é que, como se tem visto, o cidadão vulgar de Lineu - talvez pelo hábito de se deixar levar em loas há já tanto tempo - perdeu a noção das realidades e não consegue já absorver a ideia do real perigo em que está, a menos que as circunstâncias, duras, violentas mesmo, a tal o obriguem... à força, posto perante as realidades duras e cruéis.

Nessa perspectiva, MC entende que é preciso mesmo que batamos no fundo e com estrondo, para que em Portufal se ganhe o acesso a uma consciência nacional e social indispensáveis a tornarmo-nos um país digno de consideração, um povo que faz jus a deferência por parte dos seus parceiros.

Isto é duro de ouvir. Mas a obrigação dos amigos é dizer a verdades aos amigos, não enganá-los, como temos vindo a ser por uma caterva de incompetentes e... é melhor não dizer mais nada, pelo que me fico por aqui.

Abraço

Ruben