terça-feira, setembro 14, 2004

95. Agualusa e os escritores portugueses

Uma entrada no "Aviz", de FJ Viegas, chamou-me a atenção para uma entrevista de José Eduardo Agualusa, escritor angolano de raízes portuguesas e brasileiras, à revista brasileira “Época”:
(...)
Época - E os autores portugueses?

Agualusa - São todos terrivelmente melancólicos. Não há personagem de autor português que não se suicide no final. Os portugueses parecem alguns autores paulistas atuais, soturnos e pessimistas. E há aqueles que não escondem a nostalgia do império e inventam um herói, sempre português, que percorre a África e a América, em geral povoadas por coadjuvantes sem importância. Ultimamente, porém, tenho lido autores jovens - Francisco José Viegas e Pedro Rosa Mendes - que já conseguem olhar para as antigas colônias com olhos menos colonialistas. O maior escritor lusitano da atualidade chama-se António Lobo Antunes. Ele é difícil em sua linguagem cheia de metáforas, é mesmo exagerado e sombrio, mas, no meio de extensas zonas de sombra, encontram-se golpes luminosos. Só que há poucos portugueses com humor depois de Eça de Queirós.
Época - Por falar nisso, você não citou o Nobel José Saramago. O que você acha dele?

Agualusa - Ele pode ser um grande escritor. Memorial do Convento é um excelente romance. Mas não gosto dele. Saramago cultiva o niilismo. É um pessimista que não acredita na vida e seus livros são contaminados pelo desencanto. É difícil escrever quando se descrê completamente da vida. Um grande romance deve ser feito com raciocínio, mas também com paixão, as vísceras e o coração. Em seu último livro, Ensaio sobre a Lucidez, Saramago faz a defesa do voto em branco, o que é ridículo, pois ele se candidatou como deputado pelo Partido Comunista. José Saramago é vítima da própria descrença. É um velho.(...)

No que se refere à melancolia dos escritores portugueses, estou com Agualusa. Quanto ao resto, suicídio incluído, foi assim. Mas deixou de ser. Agualusa precisa de um aggiornamento. Comungo, porém, a ideia de que, depois de Eça, o humor fugiu da literatura cá do burgo. E boa falta faz.

Quanto ao que pensa de Saramago, uma vez mais de acordo. Na verdade, escrever sem nos riscos traçados deixar as vísceras não é escrever. É pensar sem paixão, contabilisticamente. A defesa do voto em branco? Simplesmente inefável!

Desagradam-me escritores incapazes de deixar marca de esperança nas suas obras. Como se entendessem que a escrita não deve ter por missão também o apontar de caminhos, rumos, confiança em melhores dias. Saramago é um deles. Mas está na moda o seu endeusamento. E, em literatura, como noutras actividades, as coisas funcionam muito por modas.

Há algumas que passam. Felizmente.

Sem comentários: