quarta-feira, agosto 03, 2005

527. O não confiável Himself

Useiro e vezeiro em tirar o tapete de sob os pés dos amigos, (quem não se recorda da sua excelente performance que, em 1995, retirou por completo a Fernando Nogueira todas as hipóteses de lutar com António Guterres, e outras ao longo destes anos, terminando nas facécias para com o governo de Santana Lopes?...) o cidadão Aníbal António Cavaco Silva saíu-se com mais uma magnífica actuação em que o objectivo principal foi plenamente conseguido.

E qual teria sido esse excelso objectivo? O de deixar o líder do PSD, Marques Mendes, seu incondicional amigo e prestativo auxiliar, despido em praça pública, a dizer coisas sem nexo.

Diga-se, em abono da verdade, que me aconteceu o mesmo. Mas eu não conto nesse campeonato. O líder do Partido Social Democrata e devotado amigo do cavaquial contorno, esse, sim, conta e muito, não apenas por ele mas igualmente pelo partido que representa.

E o que aconteceu, afinal?

O que aconteceu é que Marques Mendes (e eu, já agora, embora repise que não conto neste carrocel) veio à praça pública todo se enxofrar e vituperar a esmo, quando soube que Soares seria recebido em Belém, para ouvir – para ouvir, leu bem, amigo! – o Presidente da República acerca da sua candidatura ao lugar.

Também o fiz, mas eu não conto, friso uma vez mais. Comigo não vem mal ao mundo, pois respondo apenas por mim. Mas com Marques Mendes já tal não sucede. É que Marques Mendes é só – só, repito! – o líder do partido que provavelmente maior apoio se apresta a dar à candidatura da cavaquiana figura.

Logo, se o dito senhor, Aníbal António Cavaco Silva, sabia que iria ser igualmente recebido – abusivamente ele também, claro! – pelo quase ex-locatário de Belém, uma mínima noção do dever de solidariedade política – já nem falo em dever de amigo – tê-lo-ia obrigado a prevenir o seu putativo maior apoiante dessa circunstância, ou seja, de que ia também ser recebido por Sua Excelência o ainda Presidente da República. E pedia-lhe, rogava-lhe ou ordenava-lhe mesmo toda a discrição.

Que não me tivesse prevenido a mim, tudo bem, que diabo! Compreende-se. Não lhe sou afecto nem nele votarei e estou mesmo disposto a fazer campanha contra si...

Que não tivesse prevenido os restantes portugueses, tudo bem igualmente. Compreende-se. Queria deixar o antagonista Soares meio encabulado.

Mas não prevenir o amigo e correligionário, seguidor de sempre, líder do partido que presumivelmente mais o apoiará?! Não se compreende! Deixar Mendes positivamente pendurado no pelourinho da praça, engasgadíssimo, a tentar engolir o que antes dissera?! Não se compreende!...

Perdão, não estou a ser objectivo! Compreende-se, sim. Vindo do homem de Boliqueime, é já compreensível. E até expectável. Ele é assim. Cavaco é um verdadeiro expert quando se trata de encravar amigos, de imolar amigos no altar dos seus interesses pessoais.

Para a cavaquiana ossatura só uma coisa conta: himself!

É por isso que, quando se candidatar, o melhor que lhe poderemos todos fazer será deixá-lo aos exclusivos cuidados de himself.

Quem é que pode, quem é que se atreve, quem é que é suficientemente descuidado para confiar num himself?

5 comentários:

JMTeles da Silva disse...

Não sei se é da mousse de chocolate...mas já há uns dias para cá que ando enjoado. E apesar de me sentir fo... não estou grávido não!
Um abraço.

Ruvasa disse...

Viva, Teles da Silva!

Andamos muitos.

Abraço

Ruben

Ruvasa disse...

Viva, Petrus S.A.!

Na verdade, ninguém sabe o que foram lá fazer aqueles dois.

Talvez jogar à sueca... [mas, então, falta um parceiro ou, então, jogaram com o chefe da casa civil da PR. Talvez...]

O certo é que a política faz-se muito também de aparências, como sabe. E nada é feito sem uma intenção.

Ora, a intenção de ambos é mais do que evidente. Política de capela. Desagradável.

Não há inveja da parte de Marques Mendes. Nem tem que haver. Agora que Cavaco Silva tinha a obrigação de o ter avisado, lá isso tinha... Mas já se sabe como é Cavaco. Não perde uma oportunidade de tramar os amigos. Quem é que está disposto a ir aos figos com ele? Para vir de lá de boca rebentada?

Abraço

Ruben

Anónimo disse...

Vêm porque é que eu sou Monárquico?

PortoCroft disse...

Caro Ruben,

Ele que espere pela pancada. É que o Marques Mendes é pequenino mas nem por isso gosta de engolir sapos. ;)

O Cavaco Silva nunca poderá ser Presidente da República. Era só o que faltava, termos um sopinha de massa a botar discurso no 10 de Junho. ;))))