segunda-feira, outubro 25, 2004

142. "A política: essa grande porca"

essaporca.jpg Posted by Hello (a) ruvasa 2004 - Click na imagem, para ampliar

O economista e ex-docente do Ensino Superior, Dr. JOÃO COSTA FIGUEIRA, vai dar a conhecimento público, no dia 28 do corrente mês de Outubro, pelas 18 horas, na Livraria Barata, Av. de Roma, 11, em Lisboa, a sua 36ª obra literária, intitulada “A política: essa grande porca”, a distribuir pela Audil.

A apresentação da obra será da responsabilidade do Dr. José Pinheiro da Silva, ex-Secretário Provincial de Educação de Angola e Professor Assistente da Universidade de Luanda.

Os exemplares do livro serão acompanhados de um folheto comentário-crítica da autoria do General Galvão de Melo, intitulado “Grito d’Alma”.

Na ocasião e a solicitação dos interessados, o autor autografará exemplares do volume.

A política: essa grande porca”, evidencia de forma iniludível que o autor, actualmente com cerca de 89 anos de idade, nada perdeu da sua conhecida e extraordinária firmeza de carácter e combatividade e bem assim do profundo conhecimento das realidades económica e política do nosso País.

Na verdade, nas várias peças que compõem a obra que agora dá à estampa e que dela fazem um todo homogéneo, extremamente lúcido e certamente incómodo para algumas mentes e personalidades, cuja actuação não terá sido sempre a mais razoável - linear, direi mesmo -, João Costa Figueira analisa à lupa inúmeras vertentes de um período relativamente recente e muito decisivo da História comum dos portugueses, para o que teve o cuidado de se socorrer de argumentação muito dificilmente rebatível, porque alicerçada em factos, números e dados oficiais e em situações absolutamente indesmentíveis, não escamoteáveis.

Mas não se fica por aqui.

Efectivamente, à luz do que nos traz, é possível a muitos de nós revivermos e a outros tantos por primeira vez tomarem conhecimento de pessoas e respectivos actos, decisivamente determinantes da nossa vida colectiva das décadas mais recentes, com inevitáveis reflexos no futuro.

Como todas as obras do género, decerto que conterá pontos de vista passíveis de contradita. Daí, também, o grande mérito da publicação. Porque, como é sabido, só através do binómio argumentação-réplica é possível uma aproximação segura e não distorcida da verdade simples e escorreita das coisas.

Por todos estes motivos, mas igualmente porque se trata de documento histórico de valor incalculável, escrito por alguém cujo estádio de vida o põe a salvo de qualquer intenção que não a da procura da verdade pela verdade, através da exposição, frontal e sem tergiversações ou sofismas, dos pontos de vista defendidos, vivamente recomendo a sua leitura.
2004Out25
Ruvasa

2 comentários:

Ricardo disse...

Parece-me interessante a sugestão de leitura. Vou estar atento.

Após tão notada ausência das lides bloguisticas seja bem vindo de volta ao universo virtual.

Fica Bem,
Ricardo

Ruvasa disse...

Viva, Ricardo!

Verás que vai valer a pena estares atento e dedicares algum tempo à leitura da obra. É um excelente contributo para a compreensão de uma época recente da nossa História comum, uma vez que aborda muitos temas e situações de que até agora algo se conhece já, mas apenas de uma das vertentes do prisma.

Ora, como bem sabemos, a contradita é a alavanca mestra da busca da verdade. Sem a primeira, dificilmente chegaremos a um ponto de equilíbrio que é onde, por via de regra, a última reside.

abraço

Ruvasa