sexta-feira, janeiro 27, 2006
quinta-feira, janeiro 26, 2006
654. Francisco José Viegas
O artigo talvez não me tivesse chamado tanto a atenção, não fora a circunstância de, contrariamente ao que possa parecer, a uma primeira e enviesada leitura, Viegas não escrever sobre Cavaco, ele mesmo, mas sim acerca do que por aí se disse de Cavaco e contra Cavaco e bem assim acerca de outras coisas ainda mais evidentes e notáveis, de que tantas vezes se quer esconder a cauda, que, todavia, teima em mostrar-se de fora. Mitos e enganosas prosas e orações. Principalmente.
...
Adeus Cavaco é, pois, leitura recomendada. Até para memória futura
....
terça-feira, janeiro 24, 2006
653. Pintura tailandesa
segunda-feira, janeiro 23, 2006
652. Sondagens
Nem acrescentou nem retirou nada ao que sempre foi. Coerente, claro. Mas, acima de tudo, fiável. Não é verdade?!
Se me enganei, as minhas desculpas.
...
domingo, janeiro 22, 2006
651. Finalmente... o PA !
Na verdade, Sá Carneiro sonhava para Portugal uma Maioria, um Governo e um Presidente.
Entendia que essa seria a única forma de levar o País pelos caminhos do progresso.
Eles aí estão, por fim, a Maioria, o Governo e o Presidente.
Só que não no partido com que Sá Carneiro sonhava, mas sim no PA.
Sim, amigos, o Partido da Arrogância! Esse mesmo.
...
Estamos feitos!...
sábado, janeiro 21, 2006
650. Reflectir em quê?
Estou farto de reflectir!
Porra que anda tudo trocado!
De que me serve reflectir se eles - que seria quem mais o deveria fazer e dessa sua reflexão tirar as necessárias e decentes conclusões e consequências - não o fazem, se dispensam de o fazer?
Reflectir mais, eu?
Isso era o que os maganos queriam. Porque é assim que nos têm levado ao redil que mais lhes convém... mas que, simultaneamente, é o caminho que menos nos convém a nós.
Fuck'em!
Que vão reflectir lá para a raiz da...
Não reflicto mais! Hom'essa!...
...
648. O escândalo
Do mesmo modo disponibilizou esses dados no referido site. Na verdade, é já possível consultar os resultados da votação (em números e percentagens) e bem assim os nomes dos 40 e tal mil eleitos.
Além daquela relevantíssima informação, incluiu outro tipo de elementos que, quiçá por revelarem muito de como as coisas se processam em Portugal, causam funda preocupação e talvez respondam a muitas perplexidades, designadamente, à questão de os alunos portugueses serem muito mauzinhos em Matemática. Pelos vistos, sem remédio, por muitos e bons anos.
Sejamos concretos e objectivos.
..................................................................SEGUE
...
sexta-feira, janeiro 20, 2006
647. O argueiro e a trave
Mário Soares – transcrito de Mais uma machadada, de JM Ferreira d’Almeida, 4R - Quarta República
A isto chama-se, caro dr. Soares, ver sem dificuldade o argueiro no olho do vizinho, lá longe, sem, no entanto, conseguir vislumbrar a trave do próprio olhito, mesmo ali à mão...
Tch… tch…
…
quinta-feira, janeiro 19, 2006
646. Já reparou?
terça-feira, janeiro 17, 2006
645. Soares e o inside trading
- Não sabe que isso é coisa de evitar a todo o custo que se saiba?
- E não sabe que, em determinados negócios, a sanção penal aplicável é mesmo pesada e dura como o diabo?
- Como é isso?
- Perdeu a tramontana?
- E coloca-se e aos seus amigos do Governo numa situação tremendamente incómoda com todo esse à vontade, com incrível aplomb?
- Então, Dr. Soares, agora vale tudo?
- Nada há que o trave?
- Nem sequer a razão, que deve ditar-lhe que apenas o senhor e os seus amigos ficam a perder com essa avaria?
- C'um escafandro, home! Desta vez bocemecê excedeu tudo quanto a antiga musa canta...va!
Como dizia o outro: - Safa!...
...
644. Alunos portugueses continuam mausinhos em Matemática
Se observarmos com atenção alguns factos, logo concluiremos que não é surpreendente. Mas também seremos levados à constatação de que, infelizmente, uma vez mais a culpa vai morrer solteira, porque em Portugal ninguém revela ter testosterona suficiente para pôr os nomes nos bois respectivos, sem esquecer os apelidos.
Infelizmente, estamos nisto! A ver vamos!...
...
643. Soares, o candidato premonitório
- Os portugueses vão, no dia 22, ter uma agradável surpresa.
Oxalá, Dr. Soares, oxalá!
E digo isto, muito embora eu próprio não faça parte dos portugueses assim tão agradavelmente surpreendidos. Infelizmente!...
Porque eu só o ficaria se nenhum dos candidatos fosse eleito. Nenhum o merece. É que, neste caso, nem a teoria do mal menor funciona ou sequer me consolaria...
...
domingo, janeiro 15, 2006
642. As coisas estão a correr mal...
Ao que parece, as coisas estão a correr mal em certas lojas apressadas de última hora |
Imagine-se que o Procurador Geral da República tem apenas, como primeiro dia disponível para se deslocar à Assembleia da República, para ser ouvido em Comissão, a próxima sexta-feira, 20 de Janeiro.
Das duas, uma: ou nas lojas se faz serão nesse próprio dia e no seguinte ou...
Por outro lado, parece que há forças que não estarão muito vocacionadas para que o PGR seja exonerado. Talvez por terem percebido que o titular do cargo está sinceramente empenhado em meter algumas coisas no são, a despeito das tremendas dificuldades que lhe têm sido levantadas desde que está nas funções, melhor dito, desde que deu início à tarefa de tentar limpar mãos.
Por outro lado, diga-se que nem tudo corre assim tão mal para as referidas lojas. Tem, pelo menos, servido para que o decano candidato disponha, na campanha, e use em seu proveito, à falta de melhor, de algum fogo de artifício.
Sim, artifício (imitação do natural, habilidade, afectação, astúcia, dolo - Dic. da Língua Portuguesa, Porto Editora).
sábado, janeiro 14, 2006
641. Ainda a questão das escutas
Elucidativos.
...
sexta-feira, janeiro 13, 2006
640. 23 de Janeiro está já muito perto...
Igual a si próprio, portanto.
Mas será que ninguém foi capaz de lhe segredar que aquilo que estava para fazer seria melhor que não fizesse? Este é o risco que se corre, quando muito se quer falar e nada se tem para dizer.
È pure... Algo me diz que este folhetim não vai acabar por aqui e que esta intervenção mais não é do que a preparação do que está para vir.
Algo me diz que tudo (a publicação de algo que há anos era sabido por muita gente) foi encenado à pressa para que o que há que resolver seja resolvido no prazo máximo de 10 dias, apanhando o presidente socialista cessante de permeio.
E o que é que há que resolver rapidamente?
Como é evidente, a exoneração de José Adriano Souto de Moura, o Procurador-Geral da República, magistrado impoluto, que não pactua com determinadas habilidades, uma das pessoas mais isentas e decentes que conheci em toda a minha vida, que já não é assim tão curta.
O assunto requer, em certas capelas, urgentíssima urgência. Não é verdade que o candidato a pr que maiores probabilidades apresenta de ser eleito já afirmou que considera que os mandatos são para se cumprirem na totalidade do tempo?
A partir de 23 de Janeiro deixa de ser possível a exoneração e, mesmo que assim não acontecesse, daria demasiado nas vistas.
Post scriptum -
Talvez convenha dizer - para que se saiba de forma geral e expedita - que as escutas telefónicas são requeridas pelo MºPº e deferidas, ou não, por um juiz, consoante os elementos que tiverem sido carreados para o respectivo processo, de modo a formarem, ou não, a convicção do juiz.
Quer isto dizer que as escutas telefónicas não dependem da vontade de um magistrado do MºPº, por mais importante que ele seja na respectiva hierarquia.
Anda por aí muito fogo de artifício e ainda mais vontade de ludibriar o cidadão comum. Pelos motivos que se conhecem bem, já de há muito, no mesmo carnaval.
...
quinta-feira, janeiro 12, 2006
639. A coerência dos incoerentes - parte II
Se o Estado é não confessional e o governo consequente, por que persistem no calendário oficial, com direito a serem guardados como se domingos fossem, os dias santos dos cristãos?
Se é coerente, o Governo só tem uma - de duas - atitude coerente a tomar:
quarta-feira, janeiro 11, 2006
638. Maravilhas socialistas
Aqui há pouco tempos atrás, um relatório da Direcção Geral de Saúde afirmava, preto no branco e para que todos soubessem, que os hospitais SA tinham um desempenho muito deficiente, principalmente se confrontados com os dos hospitais públicos.
Talvez na esperança de que fosse possível vincar ainda mais o mau funcionamento dos tais hospitais SA perante os outros, ou seja, os bons, o governo que temos nomeou uma comissão, a quem cometeu a tarefa de proceder a uma nova análise e apresentar novo relatório.
Surpresa das surpresas: o relatório desta comissão acaba de sair e… os hospitais SA têm um desempenho significativamente melhor do que os públicos.
Afinal, em que ficamos, senhores? Vamos contentar todos, uma vez mais?
Confrontado com os resultados contraditórios, o Secretário de Estado da Saúde, desenvencilhou-se com esta resposta digna dos anais das maravilhas do desenrascanço de última hora:
- Não é de estranhar que se obtenham resultados diferentes, quando se analisam coisas diferentes.
Ora toma!
Já agora... Quais seriam as diferenças que um relatório e outro deveriam apreciar e sobre que deviam pronunciar-se?
...
637. A caricatura na campanha
1.
Jornalista:
- Então, sr. dr., afinal sempre apoia o “Sr. Silva”
Alberto João Jardim:
- Pois… a conjuntura mudou, sabe?...
…
2.
Pedro Santana Lopes, em entrevista:
- Se Cavaco vencer não se vai saber quem manda no País.
Cavaco Silva, confrontado com a frase:
- Uh! Uh! Gulp! Uh!
3.
Soares, após mais uma diatribe contra a CS:
- Digo isto não por mim, mas em defesa dos candidatos da Esquerda.
Manuel Alegre:
- Mas eu estou muito bem. Não preciso que me defendam…
...
segunda-feira, janeiro 09, 2006
636. Não vote em gente desta
domingo, janeiro 08, 2006
634. O respeito devido à dignidade pessoal...
Soares-capa-Expresso-7Jan.jpg Click para ampliar
Em desespero de causa, Mário Soares tem vindo diariamente a queixar-se das “patifarias” com que a Comunicação Social, também diariamente, o presenteia. SEGUE
sexta-feira, janeiro 06, 2006
633. Arte: "A origem do Mundo"
632. Presidenciais: sugestão de amigo
Vai ver, que ao segundo dia deste seu novo procedimento, passará a sentir-se mais leve, mais liberto, bem mais feliz e contente com a vida, finalmente realizado!
...
Eu assim tenho procedido e - garanto-lhe! - divirto-me de tal modo que já nem quero que a campanha tenha fim. É que, se acabar, como é que vou depois distrair-me de forma salutar?
...
quinta-feira, janeiro 05, 2006
631. Votar é um dever cívico
quarta-feira, janeiro 04, 2006
630. A elegância de atitude...
Acrescentou, seguidamente, que, tão logo teve conhecimento do interesse do SLB no futebolista, de imediato cedeu o passo e se retirou do assunto, até porque, prossegue no comunicado, tendo no seu seio os dois melhores guarda-redes actualmente a jogar em Portugal, i.e., Vítor Baía e Helton, não se justificava a sua intervenção no negócio.
Dando de barato - ignorando mesmo - a circunstância de causar enorme estupefacção o reconhecimento da SAD portista de que a sua intervenção no caso era despropositada, até por ter os dois melhores de Portugal e redondezas, logo imediatamente a seguir ao reconhecimento de que estivera metida no negócio, há uma vertente do assunto que não posso deixar passar em claro.
É ela a de, com toda a elegância de atitude e dando uma extraordinária demonstração de urbanidade, sábia postura social e espírito de desapego verdadeiramente notável nos dias que correm, a SAD do Futebol Clube do Porto se ter retirado do negócio logo que tomou conhecimento de que o Sport Lisboa e Benfica estava também interessado na aquisição do "passe" de Moretto.
Atitudes destas é que dignificam o futebol português, o futebol europeu, o futebol mundial, o tutebol tout court.
Resta saber se a Liga de Clubes se decidirá por premiar tão exemplar comportamento. Por mim, confesso, espero bem que sim. Não somente porque atitude tão digna e desapegada não pode ficar sem justa compensação, como porque, no caso de o fazer, a Liga, ela também, se mostrará à altura da situação, ou seja, elegante e excelsa, já para não dizer deferentemente... deferente.
Mais logo, ao deitar-me, saberei que irei sonhar com um mundo melhor. É o menos que posso fazer, depois deste belo apontamento, numa quadra que é ainda de...
Glória a Deus nas Alturas
terça-feira, janeiro 03, 2006
629. Se candidato não presta...
628. A contratação
A contratação de Moretto |
Chegou a bom termo a contratação, pelo Sport Lisboa e Benfica, do brasileiro Moretto, guarda-redes que representava o Vitória de Setúbal.
Efectivamente, o futebolista já treinou sob as ordens de Ronald Köeman.
Observadores bem colocados são unânimes em afirmar que o processo decorreu dentro da maior normalidade, desde o início das negociações, a cargo do Departamento de Futebol do clube da Luz, até ao respectivo encerramento, aqui já sob a tutela do Departamento de Pugilismo.
......