quarta-feira, janeiro 04, 2006

630. A elegância de atitude...

Ainda a propósito de Moretto, a SAD do Futebol Clube do Porto, divulgou hoje um comunicado.

Através dele deu a saber urbi et orbi que havia, por parte da subscritora do comunicado (ela própria, claro!), interesse na contratação do ex-guardião setubalense, agora guardião benfiquista, e, para o efeito, teria até iniciado negociações, devidamente escritas a preto sobre fundo branco.

Acrescentou, seguidamente, que, tão logo teve conhecimento do interesse do SLB no futebolista, de imediato cedeu o passo e se retirou do assunto, até porque, prossegue no comunicado, tendo no seu seio os dois melhores guarda-redes actualmente a jogar em Portugal, i.e., Vítor Baía e Helton, não se justificava a sua intervenção no negócio.

Dando de barato - ignorando mesmo - a circunstância de causar enorme estupefacção o reconhecimento da SAD portista de que a sua intervenção no caso era despropositada, até por ter os dois melhores de Portugal e redondezas, logo imediatamente a seguir ao reconhecimento de que estivera metida no negócio, há uma vertente do assunto que não posso deixar passar em claro.

É ela a de, com toda a elegância de atitude e dando uma extraordinária demonstração de urbanidade, sábia postura social e espírito de desapego verdadeiramente notável nos dias que correm, a SAD do Futebol Clube do Porto se ter retirado do negócio logo que tomou conhecimento de que o Sport Lisboa e Benfica estava também interessado na aquisição do "passe" de Moretto.

Atitudes destas é que dignificam o futebol português, o futebol europeu, o futebol mundial, o tutebol tout court.
...
Está, pois, de parabéns a SAD portista e todos quantos dela fazem parte, dela recebem o seu justo salário ou com ela simplesmente colaboram. E estamos todos nós, simples cidadãos comuns, extraordinariamente congratulados e incomensuravelmente ditosos por vivermos num país onde as regras de convivência futebolística se revelaram assim tão elegantes, deferentes, excelsas, enfim!

Resta saber se a Liga de Clubes se decidirá por premiar tão exemplar comportamento. Por mim, confesso, espero bem que sim. Não somente porque atitude tão digna e desapegada não pode ficar sem justa compensação, como porque, no caso de o fazer, a Liga, ela também, se mostrará à altura da situação, ou seja, elegante e excelsa, já para não dizer deferentemente... deferente.

Mais logo, ao deitar-me, saberei que irei sonhar com um mundo melhor. É o menos que posso fazer, depois deste belo apontamento, numa quadra que é ainda de...

Glória a Deus nas Alturas
e paz na Terra aos homens de boa vontade
...
como são estes, os da SAD portista.
...
Bem hajam todos aqueles que nos deram esta bela lição de amor ao próximo! A minha comoção é indiscritível e não me canso de pedir a Deus todas as bênçãos para pessoas tão imbuídas do fraterno espírito natalício.
...
Se algum destes homens um dia se candidatar à Presidência da República, eu, que até sou avesso a tudo o que não seja voto nulo, como é bem sabido, esquecerei esse meu propósito de vida e logo correrei a depositar o meu voto na urna de tão supimpa candidato.
...
Amen!
...

6 comentários:

José Vieira disse...

Claro que o teu comentário é irónico, e não podia ser de outro modo.

Gostava era de saber o porquê do jogador ter estado até às 5 da manhã nas instalções do fcp e sem poder comunicar nem com o seu presidente nem com o Presidente do Benfica.
Acho que deve ter sido problema de redes....

* Podias pôr este teu comentário onde bem sabes.
Um abraço

Ruvasa disse...

Viva, José!

Já lá está há umas 3 ou 4 horas...

Abraço

Ruben

PortoCroft disse...

Os andrades são uns santinhos. Por isso, e só por isso, é que levaram quase três dias a redigir o comunicado. Aliás, acho que eles deveriam era de entrar no mercado no sentido de contratarem um relator porque parece que o Moretto esteve cinco (5) horas - no Estádio do Dragão - refém, até que o contrato-promessa fosse redigido.

O Benfica e o seu Presidente, portou-se à altura. Esperemos que a Federação, a Liga, a UEFA e porque não a própria Judiciária esclareçam as circunstâncias em que um cidadão livre é impedido de contactar quem quer que seja em território nacional. Não será crime?

Ricardo disse...

Caro Ruvasa,

Amen!

Eu não gosto da arte que é praticada pelos dirigentes do desporto rei e prefiro aquela arte em que uns e outros levam a bola de pé em pé até ao entusiasmo do Golo!

Saudações portistas,

Ruvasa disse...

Viva, PortoCroft !

Também gostaria que todas essas entidades começassem a actuar de forma a que as situações fossem cada vez mais límpidas.

Com a idade que tenho, porém, um tal desejo reveste-se já de contornos de escândalo. É que, com a tal idade que tenho, é bem revelador de que pouco aprendi na vida. Ter semelhantes sonhos...

Enfim!

Abraço

Ruben

Ruvasa disse...

Viva, Ricardo!

Também é essa arte que me satisfaz. Infelizmente, porém, cada vez se pratica menos, em detrimento de outras artes e de outros artistas.

Abraço

Ruben