sábado, abril 23, 2005

329. O PSD não pode ser isto!

Tenho que o dizer. Trata-se de um imperativo de consciência. E, como o próprio significado da palavra esclarece, imperativo impera.

Então, lá vai:

Classifico de deplorável, mesmo impróprio de sociais-democratas, o comportamento que o PSD, a direcção do PSD mais propriamente, assume para com Pedro Santana Lopes, a quem o partido muito deve e que até recentemente foi seu presidente, o mais vilipendiado presidente de todos os tempos, Sá Carneiro incluído.

Tal comportamento não conforma postura de dignificação do Partido Social Democrata que todos os militantes, dirigentes por maioria de razão, têm o dever de escrupulosamente observar e fazer observar.

Quando temos alma pequena, tudo em nós não se livra de pequeno ser também. É triste o que se passa no PSD.


Mais triste do que o que se passou até há pouco. Porque muito do que antes se passou ou foi pura e simplesmente inventado, para que se obtivesse o resultado que agora se vê, ou teve existência real, mas provocado portas adentro, com a devida ressonância para o exterior, integrando uma estratégia de afrontamento político – e não apenas político, porque revestiu aspectos de ignóbil ataque pessoal – de um companheiro de partido. Porque os erros próprios, que os houve, foram, todos o sabemos, os menos graves, os menos determinantes.

E não foi por esses erros que o PSD obteve o resultado que obteve nas últimas legislativas. Não tivessem acontecido as estratégias internas de assalto ao poder, com a conivência de agentes externos, e os resultados eleitorais não teriam tido a expressão que tiveram.

O PSD não pode ser isto. Não o foi, não o é, não o será. Se os sociais-democratas permitirem que o seja, não serão dignos de quem os antecedeu.

Pacheco Pereira e outros como ele não podem ficar a rir-se. Não é justo.

...

2 comentários:

Ruvasa disse...

Caro amigo

Baralhado como ando, tenho tido alguma dificuldade em entender o que se passa no PSD.
De qualquer forma estou totalmente de acordo com o companheiro; isto não se faz aos militantes, quanto mais a quem nele teve alguma posição de relevo.
Sabe, os interesses que sempre se desenvolvem em toda a estrutura, desde as concelhias até ao Conselho Nacional, passando pelos TSD's e JSD, distorcem toda a democraticidade que muitos militantes como o meu bom amigo sempre julgam possível desemvolver e implantar. As "sacanices" continuam e mesmo alguns companheiros com quem convivemos no dia a dia, sempre encontram "razões" para ignoraram as ideias e sugestões que lhes são apresentadas, assobiando para o lado.

Um abraço
AAlves

Ruvasa disse...

Viva, caríssimo!

Sim, assobiadores há por aí muitos.

A minha esperança é que, já que não percebem as coisas por si mesmos - ou não querem perceber... - algum dia alguém lhas faça perceber. À força, que seja!

Abraço

Ruben