Uma das mais pitorescas cidades da China é Guilin.
Tem cerca de 700.000 habitantes e está situada no nordeste da Região Autónoma de Guangxi Zhuang, na margem ocidental do Rio Lijiang, também conhecido por Li.
A sua história remonta a 314 aC, altura em que um pequeno povoado foi estabelecido ao longo da margem do rio.
Em 507 da era cristã, a localidade tomou o nome de Guizhou.
Durante a dinastia Ming, Guilin tornou-se a capital da província de Guangxi, graças à sua importância no desenvolvimento da província.
Finalmente, em 1914, outro cidade da província, com mais de 1.600 anos de História, Naning, substituiu Guilin como capital provincial.
* * *
Ludi Yan ou a Gruta das flautas de cana formou-se há uns 600.000 anos, a partir de uma caverna no rio. Tem cerca de 240m de profundidade. É famosa pelas suas formações espeleológicas.
O nome da gruta é derivado de “ludi cao” (cana), que cresce em frente da entrada e é usado para fazer flautas. As canas cobriam a entrada da gruta de tal modo que os povos da área a usaram durante séculos como esconderijo em tempo de guerra.
A gruta contém abundante espeleologia e é iluminada de uma maneira chinesa típica, com luzes coloridas. A formação é como que uma enorme cortina, chamada “rede de seda vermelha”. Há pilar maciço constituído por uma estalagmite enorme e uma estalactite cónica pequena com o nome de “pico cauda de peixe” por causa da forma.
* * *
O cruzeiro do rio Li, de Guilin a Yangshuo, é a atracção principal da visita à província do nordeste, Guangxi.
As maravilhosas paisagens proporcionam surpresas a cada volta do rio. Ao longo das margens camponeses e búfalos afadigam-se no cultivo e apanha do arroz. As crianças na escola, estudam ou brincam e os pescadores entregam-se à sua faina em jangadas de bambú.
Com cenários de cortar a respiração, é um de destinos turísticos mais impressionantes da China.
…
terça-feira, março 14, 2006
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário