A sondagem que durante uma semana aqui decorreu, através da qual se pretendia averiguar a opinião dos votantes acerca de Sócrates, deu os seguintes resultados:
Teimoso - 5%
Arrogante - 16%
Autoritário - 5%
Tudo isso - 58%
Nada disso. É primeiro-ministro de alto gabarito – 16%
A quem estiver em desacordo com a forma como foi feita a sondagem e os resultados que apresenta, faz-se lembrar que ela não é melhor nem pior do que a excelência das sondagens que, quase diariamente, vemos por aí publicadas e que os críticos desta certamente consideram sérias e representativas do sentir dos portugueses. Qualquer um come a maior das porcarias possíveis. O que é preciso é saber enfiar-lha pelos gasganetes abaixo.
O facto de ter votado apenas uma vintena de pessoas num universo estimado de uns milhares de bloguistas e frequentadores de blogs, não significa menor falta de representatividade do que as que são feitas relativamente ao universo de 10.300.000 cidadãos de todo o país, mediante consulta telefónica a 500 pessoas que, além de terem telefone, por acaso estavam em casa quando do contacto e que, com muita sorte, terão sido para aí uns 372.
Mas esta sondagem tem ainda a virtude de não custar os 0,60 € da praxe do valor acrescentado da chamada telefónica.
O intervalo de aproximação da realidade, deve situar-se num termo entre 0 e 100%, com uma percentagem de erro talvez de um pouco mais de 99,9%, o que se contém, como é por todos sabido, dentro dos parâmetros normais. Tudo numa nice, portanto.
Animados com os resultados, iremos continuar…
...
segunda-feira, março 20, 2006
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
2 comentários:
Ruben,
Fantástica a tua descrição da Votação!...de facto é tão credível quanto as outras!!!
E gostei dos resultados...58% votou "Tudo isso"!
Beijinho
Viva, Maria Joâo!
O povoléu é sábio, amiga, o povoléu é sábio...
E sabido...
Beijinho
Ruben
Enviar um comentário