terça-feira, março 14, 2006

695. Shanghai – Tema 5


A Torre Jin Mao, em Shanghai, é o edifício mais alto da China e o quinto do Mundo. Situa-se no centro do distrito financeiro e comercial de Lujiazui, em Pudong.

A construção terminou em 1999. Tem 420,5m de altura. O arquiteto deste arranha-céus, Adrian D. Smith, combinou genialmente os elementos da cultura tradicional chinesa com os estilos arquitectónicos da actualidade, fazendo da Torre Jin Mao um dos edifícios melhor concebidos da China.

A Torre da TV Pérola está situada no parque de Lujiazui. Cercada pela ponte de Yangpu, a nordeste e pela ponte de Nanpu, a sudoeste, cria a figura "dos dragões gémeos que jogam com pérolas". A cena inteira é uma jóia fotográfica que excita a imaginação e atrai milhares de visitantes de todo o mundo.

Tem 468 m de altura, sendo a torre de TV mais alta do mundo e a terceira de rádio do mundo, apenas ultrapassada pelas de Toronto e de Moscovo.

Na parte ocidental de Shanghai, há um templo budista, venerado e famoso: o Templo do Buda de Jade.

Em 1882, foi construído um templo para albergar duas estátuas do Buda de jade que tinham sido trazidas de Burma por um monge. O templo veio a ser destruído durante a derrube da dinastia Qing. Felizmente, porém, as estátuas do Buda de jade foram conservadas e um templo novo foi construído na actual localização, em 1928, tendo-lhe sido dado o nome de Templo do Buda de Jade.

3 comentários:

Anónimo disse...

Tambem já 'gamei' o tema-5 ...para a minha enciclopédia da sabedoria internetiana, já que o saber nunca ocupa space ;-)

BEijinho
Maria João

Ruvasa disse...

Viva, Maria João!

Faltam as fotos, que o Blogger não quis inserir hoje...

Amanhã tentarei de novo.

Agoram vou ver se dormito um pouco, pois que me levantei cedo e tive que ir buscar a minha sogra. Já hoje fiz mais de 500kms... e meti o post de Shanghai.

Beijinhos

Ruben

Anónimo disse...

Grande Ruben,

Já está!...gamado novamente agora com as fotos :-)
Espectáculo!!

Obrigada,
Beijinho
Maria João