sábado, fevereiro 19, 2005

195. A última ceia e Leonardo Davinci

The last supper
by Leonardo
lastsupp.jpg Posted by Hello

1 comentário:

Ruvasa disse...

Trata-se de um fresco (por sinal em mau estado de conservação), datado de 1498, ano da chegada de Vasco da Gama à Índia. Sem preço. Tem as medidas de 460x880 cm e encontra-se no Refeitório do Convento de Santa Maria delle Grazie (Santa Maria da Graça), em Milão.

Veio agora novamente à discussão, por ocasião da publicação de "O Código de Da Vinci", em que se avança a teoria de que Jesus Cristo poderia ter sido casado e precisamente com Maria Madalena que, segundo alguns autores, seria a verdadeira herdeira dos ensinamentos de Cristo e quem os deveria difundir, após a morte de Jesus e não Pedro.

Alega-se que Leonardo terá sido um dos grandes defensores desta teoria e que o quadro encerra alguns mistérios por desvendar, entre os quais o M que está delineado pela posição do braço direito de Cristo e os dois apóstolos à sua direita, M esse que significaria Madalena ou Maria Madalena.

Mais notório é o facto de, fora de dúvidas, o apóstolo sentado à direita de Cristo ser, com toda a evidência, uma mulher e não um homem. Ora, pela contagem das pessoas que estão na Última Ceia e tendo em mente que os apóstolos eram 12 e todos estiveram com Cristo nesse momento, retira-se que um deles era realmente mulher, Maria Madalena.

Se me permite, sugiro-lhe a leitura de "O Código de Da Vinci" e, já agora, os livros que o contestam. Vai ver que não se arrepende.