segunda-feira, maio 30, 2005

389. Mais uma tentativa

Já aqui meti esta foto, tentando que alguém possa saber o título do quadro reproduzido e o respectivo autor, coisa que minha ignorância não consegue. Tenho desenvolvido esforços inauditos, de há cerca de 10 anos para cá, no sentido de apurar aqueles dados, mas ainda nada consegui, muito embora tenha rebuscado verdadeiras bibliotecas e surfado horas seguidas na Net, bem como consultado peritos de História da Arte.

Será que algum dos meus blogamigos poderá trazer um pouco de luz a este espírito tão confuso e intrigado?

6 comentários:

Anónimo disse...

Olá amigo Ruvasa,
Já experimentaste falar com um dos maiores especialistas português em Arte, que é aí de Setúbal, o Professor Fernando António,
(a esposa dele tb mt famosa trabalha na Câmar Setúbal e está ligada à construção de Museus aí na zona) e ele dá aulas e conferências em mts lados, inclusivé na Univ. Nova de Lisboa (no Mestrado de Museologia e Património) e na Faculdade Belas-Artes de Lx...o homem é um génio e um espectáculo na matéria...eu tive-o como Prof. nos dois lados e adorei! Como és daí, como ele é, pode ser que o conheças...e que te
posssa ajudar pq realmemnte, ele é um perito na matéria.

Um Grande Abraço
Maria João Lopes

Ruvasa disse...

Viva, Maria João!

Sim, conheço-mo-nos há uns 20 anos, muito embora tenhamos contactado poucas vezes.

Foi ele até que, aqui há uns 7 ou 8 anos, me ajudou na apreciação e até nas indicações para a restauração de um quadro da Escola do badajozence Luís Morales, "El Divino". Um quadro de finais do século XVII, um "Ecce Homo", também conhecido por "Jesus da Cana Verde", que possuo.

obrigado e abraço

Ruben

Anónimo disse...

Ruben,
Consegues ver a epoca em que foi pintado? Se o quadro e' teu retira-o da moldura e verifica por detras para ver se tem alguma coisa escrita.
Vou dar uma vista de olhos num livro que eu tenho para ver se vejo alguma coisa.

Abraço.
Luis Barros

Ruvasa disse...

Viva, Luís!

Não se trata de nenhum original, claro. É uma reprodução, já com uns bons 60 a 70 anos.

Já vi tudo isso que me aconselhas a ver, mas tem apenas uma referência que diz "O velho". Ora, pintores "O velho" há vários, a começar pelo Bruegel e j´
a os procurei todos. Claro que não encontrei imagens de todos os quadros de todos, claro. Corri seca e meca, consultei a Net, consultei livros de pintura, consultei especialistas e nada. Estou já a conformar-me com o facto de não encontrar.

Agradeço que vejas se encontras e mais agradeço a tua disponibilidade de sempre.

Amabilidade de um sportinguista dos USA para um benfiquista de Setúbal, só pode ter inteira compensação na inversa, não é?

Continuas a divar? E já tentaste em apneia também? ;-)

grande abraço

Ruben

Agnelo Figueiredo disse...

Olá Ruvasa
Ná! Arte pintada não é comigo.
Felicidades na busca
Azurara

Ruvasa disse...

Obrigado, Azurara.
A ver vamos...

abraço

Ruben